Cultura de JPA

Padrão

A cultura foi criada a partir dos significados que dão sentido ao mundo; as leis, crenças, moral, línguas; são formas de mostrar como é o cotidiano de um certo grupo de pessoas e como ele enfrenta as casualidades e seus problemas.
Viver em sociedade é buscar conquistar seus objetivos com a ajuda do outro, pois ninguém faz nada sozinho.
Enfim, a cultura é a arte de uma região, um modo de expressar seus costumes e firmar sua história no mundo.

O povo local é conhecido por sua simpatia, bom humor, carisma e hospitalidade.Por seu gingado e malandragem [no sentido mais nobre da palavra].Mas como todo povo, tem seus defeitos e deslizes.Em Jacarepaguá há uma alta taxa de criminalidade, de sujeira pelas ruas, trafico de drogas, descaso do governo com sua camada mais pobre, e grandes tratantes, que retiram da educação para construir obras bilionárias e intermináveis.
Ao mesmo tempo em que a cultura local preza o desenvolvimento, a inclusão social e a preservação do meio ambiente; existem algumas pessoas que jogam lixo no chão, agridem o outro por prazer e ferem a imagem do bairro.

Várias culturas se destacam nesse bairro : como a nordestinas, evidendente em Rio das Pedras. Em nossa região temos escolas de samba como a Mocidade Unida de Jacarepaguá, a União do Parque Curicica, a Unidos do Anil e a Renascer de Jacarepaguá . Nesses existe uma variedade de ritmos musicais, os que predominam mais é o samba, o funk e o forró, tudo isso devido a variedade de casas noturnas em que possuimos , temos bailes da terceira idade, teatro, lona cultural, casas de culturas como a portuguesa situada na Taquara.

Jacarepaguá tem lazer para cada tipo de etnia e para públicos de todas as idades. Em nossa região possuimos um bosque situada na Freguesia onde há varias atividades fisicas e culturais.Com isso, é muito comum encontramos jovens manifestando suas culturas em praça da localidade, isso é visto na Praça da Mirataia localizada próximo a Cidade de Deus e a Taquara onde jovens realizam ali sua arte no caso do grafitti, e do esporte Le Parkour, além de muitos outras coisas serem realizadas nessa região.

Situada entre a Cidade de Deus e a Taquara existe uma região denominada Mirataia que demostra uma das formas de cultura esportiva que existem em Jacarepaguá. O esporte :  Le Parkour que reúne um grupo muito interessante de praticantes – conhecidos como traceurs, ou traceuse, no feminino – e com o nome de Rio Flow.

O Parkour esporte que nos últimos anos tem encontrados adeptos de todas as classes e de todas as idades , está presente numa das formas culturais de Jacarepaguá.Surgido na França , na década de 80 , David Belle foi quem disseminou esse esporte pelo mundo , utilizando técnicas adaptadas que seu pai utilizou na Guerra do Vietnã .

O Parkour que significa em português “o percurso” consiste em usar seu corpo para passar obstáculo de uma forma rápida e fluente. No Parkour você aprende técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto, porém o parkour NÃO É UM ESPORTE DE PULAR PRÉDIOS como todos acham.

Poucas pessoas sabem que o parkour para seus praticantes tem toda uma filosofia de vida. “Aprender a superar os obstáculos”, “Ser forte para ser útil “ .Esses são lemas muito utilizados na vida dos praticantes. “Encaixo o Parkour no meu dia a dia não só saltando os obstáculos da rua, mas tento fazer o mesmo frente aos obstáculos pessoais. Faço de cada problema da vida um novo obstáculo que tem que ser superado ,porque no fundo essa é a verdadeira filosofia do Parkour: transpor os obstáculos da maneira mais rápida e eficiente possível, não importando quais sejam”, disse Raniel um dos praticantes de parkour da RioFlow na Mirataia .

Se engana quem acha que esse esporte apenas para meninos, afinal muitas meninas praticam.Apesar de ser um esporte que exija muita força física , e as vezes, vários calos , arranhões , e marcas na pele ; as meninas acabam sendo tão determinadas quanto qualquer praticante.”Eu reconheci minhas dificuldades ‘de mulher’ na prática. E isso nunca foi motivo pra eu desistir, muito pelo contrário. Eu acredito que as dificuldades (da vida, como um todo) existem para incentivar. Pois tudo que é muito fácil, perde a graça”, desabafa uma das praticantes.

O esporte movimenta várias partes do corpo e traz uma nova forma de ver o mundo.Porém, e necessário começar a praticar para descobrir isso .Para quem deseja começar a praticar, existe um treino que acontece todos os sábados as 14:30 h na Praça da Mirataia , na Rua Paulo Moreira da Silva , perto da associação dos moradores . Para iniciantes serão realizados ensinados dos princípios básicos para transpor os obstáculos . Fica a dica de uma das formas culturais de Jacarepaguá.

O esporte movimenta várias partes do corpo e traz uma nova forma de ver o mundo.Porém, e necessário começar a praticar para descobrir isso .Para quem deseja começar a praticar, existe um treino que acontece todos os sábados as 14:30 h na Praça da Mirataia , na Rua Paulo Moreira da Silva , perto da associação dos moradores . Para iniciantes serão realizados ensinados dos princípios básicos para transpor os obstáculos . Fica a dica de uma das formas culturais de Jacarepaguá.

http://www.youtube.com/watch?v=eJl9cW7tZ9Y&feature=youtu.be

Blogs de ajuda para pesquisa:

http://feminino.parkour.com.br/

http://decimadomuro.com/

http://translate.google.com/translate?hl=en&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fgirlparkour.com%2F

http://amigosdemuro.blogspot.com.br/

 

Por Yan Danrlei,Marcela,Amanda Lopes,Gabriel Sahid e Tatyane

Anúncios

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s